SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamentalPráticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

JUNIOR SOBRINHO, João Ferreira  e  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. A realidade aumentada como interface de integração com o livro didático. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257018.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257018.

As tecnologias digitais estão enraizadas em todos os campos da atividade humana, e, da mesma forma, a educação não está desvinculada de tais influências. Entretanto, essas tecnologias não devem ser postas sem uma atenção ao planejamento docente e, além disso, precisam ser viáveis para possibilitar uma inovação pedagógica. Por outro lado, fazer uso de instrumentos como o livro didático, que já está implementado e consolidado como política pública no Brasil, pode contribuir ainda mais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar as possibilidades de uso de tecnologias digitais integradas ao livro didático. Para alcance do objetivo proposto, recorreu-se à pesquisa documental e bibliográfica, as quais se constituíram de artigos científicos, livros, documentos oficiais e sites para o levantamento, a coleta e a análise dos dados de forma qualitativa. Percebemos, como resultado da pesquisa, que utilizar a realidade aumentada como interface de integração com o livro didático, a partir de um jogo educativo digital em forma de aplicativo de smartphone , pode ser uma estratégia contemporânea adequada a propiciar benefícios que geram valor ao ensino e à aprendizagem. Logo, percebe-se que as tecnologias digitais não devem ser vilipendiadas por si só, sob visão tecnocentrista, e sim devemos buscar caminhos que a integrem dentro do contexto escolar a partir de estratégias adequadas ao planejamento docente.

Palavras-chave : Realidade aumentada; Livro didático; Ensino; Smartphone; Jogo educativo digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )