SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Physical Education in High School of Youth and Adult Education: pedagogical (im) possibilities about the bodyAffirmative actions: a study on the difference in academic performance between quota and nonquota students at UFV-CRP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

NOGUES, Camila Peres; FRANCA, Akira Borba Colen  and  DORNELES, Beatriz Vargas. Intervenção em raciocínio quantitativo como possibilidade para o desenvolvimento do conhecimento aritmético. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e254184.  Epub July 20, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349254184por.

O baixo desempenho em habilidades matemáticas no início da vida escolar pode acarretar problemas de aprendizagem a longo prazo. Por isso, destaca-se a importância de se conhecer as habilidades matemáticas básicas que influenciam a aprendizagem especificamente da aritmética para, com isso, ser possível indicar intervenções focadas em habilidades preditoras do desempenho nessa área e auxiliar tanto o desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes quanto a prática dos professores. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de uma intervenção em raciocínio quantitativo no desempenho aritmético de estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Para isso, quarenta crianças foram separadas nos grupos experimental e controle. O grupo experimental participou de um programa de intervenção com foco no raciocínio quantitativo, organizado em sete sessões, duas vezes por semana e com duração de 45 minutos cada sessão, enquanto o grupo controle participou de sessões envolvendo jogos matemáticos e práticas de mindfulness. Os resultados indicaram que não houve efeito significativo da intervenção quando comparados os desempenhos entre os grupos. Entretanto, foi encontrada uma melhora significativa especificamente no desempenho dos alunos de 5º ano que participaram do grupo experimental. Os achados do presente estudo contribuem para a compreensão de princípios instrucionais eficazes e destacam a importância das práticas de ensino serem baseadas em evidências.

Keywords : Intervenção em raciocínio quantitativo; Desempenho aritmético; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )