SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Intervention in quantitative reasoning as a possibility to develop arithmetic knowledgeThe sleep of criticism produces monsters: education in dispute, between freedom and barbarism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GALVAO, Kerly Cristina de Oliveira; GONCALVES, Rosiane Maria Lima; TEIXEIRA, Fábio André  and  CORREA, Lays Matias Mazoti. Ações afirmativas: um estudo do diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes cotistas e não cotistas da UFV-CRP. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257324.  Epub July 20, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257324.

Este trabalho analisou os resultados da implementação da política de ação afirmativa que institui cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), Lei 12.711/2012, na Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP). Por meio de testes estatísticos não paramétricos, comparou-se o desempenho acadêmico de estudantes cotistas em relação a estudantes não cotistas no período de 2016 a 2020. Os dados 2 dos 2.585 casos analisados contêm informações sobre a nota de ingresso de estudantes nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); informações sobre o desempenho acadêmico a partir do coeficiente de rendimento acumulado (CRA) e o número de reprovações. Os resultados demonstraram que, apesar da média da nota de ingresso (ENEM) de estudantes cotistas ser estatisticamente inferior à média da nota de estudantes não cotistas, ocorre uma evolução após o ingresso quando, na maioria dos cursos de graduação da UFV-CRP, não há diferença estatística significativa nas médias do coeficiente de rendimento acumulado e no número de reprovações entre os dois grupos. Evidenciou-se que a ação afirmativa proporciona o acesso de grupos em vulnerabilidade socioeconômica, sem prejuízos à qualidade do ensino. Os resultados deste estudo contribuem para atualizar e aprofundar o debate público e a avaliação da chamada Lei de Cotas, que estava prevista para 2022.

Keywords : Lei de cotas; Ações afirmativas; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )