SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Gender perspective in attitudes towards probability and its teaching in pre-service Chilean teachersThe influence of ableism on Decreto n° 10.502/2020 and PNEE 2020* author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

OLIVEIRA, Virgínia Souza; MARQUES, Rafaela Ferreira  and  NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e255022.  Epub Aug 08, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349255022por.

Este artigo teve por objetivo analisar como dois bebês, com idades entre dez e doze meses, exploraram o espaço de uma sala de berçário durante seu processo de inserção em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte. No tempo de permanência em campo, durante o ano letivo de 2017, utilizaram-se os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante, videogravações e anotações em diários de campo. A etnografia em educação, em diálogo com a psicologia histórico-cultural e com a teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre, possibilitou perceber o/a bebê em um espaço que é produto e produção de tal pessoa. Os/as bebês vivenciaram e exploraram o espaço do berçário, durante seu processo de inserção na creche, de maneiras distintas: (i) por meio do olhar, (ii) do caminhar, (iii) do engatinhar, (iv) do toque, (v) das disputas por brinquedos, (vi) do choro, (vii) do aprendizado do cuidado, (viii) do sono, (ix) dos encontros desses bebês com seus pares e com outras pessoas ali presentes. As trajetórias de exploração dos/as bebês nesse berçário foram marcadas pela unidade dialética [percepção/ação], pois os/as bebês [percebem/agem] sobre o espaço, os artefatos e sobre as pessoas em busca de se familiarizarem com esse novo espaço em que foram inseridos. Houve, então, uma ativa busca, por parte dos/as bebês, de um conhecimento/reconhecimento do espaço e das pessoas para que, talvez, pudessem se sentir pertencentes a esse meio social.

Keywords : Bebês; Educação infantil; Espaço; Psicologia histórico-cultural; Etnografia em educação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )