SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49The theater games and the construction of symbolic knowledge: from playing to a meaningful experienceToday is chicken day: the role of school cooks in promoting Human Rights to Adequate Food author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

CARVALHO, Margarete Gonçalves Macedo de  and  SOUZA, Ana Cláudia de. A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e259865.  Epub Aug 18, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349259865.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão sistemática que teve como tema geral a avaliação da leitura. O problema que moveu a pesquisa foi: Que parâmetros, critérios e condições da avaliação podem ser distinguidos nas investigações sobre a avaliação da leitura no Brasil? Objetivou-se, portanto, identificar, caracterizar e discutir pesquisas que foram realizadas no Brasil sobre a avaliação da leitura, entre os anos 2014 e 2020. Neste estudo, focalizaram-se três aspectos centrais das 151 publicações selecionadas, conforme rigorosos critérios de inclusão descritos no método: 1) os processos cognitivos investigados; 2) as habilidades de leitura medidas; e 3) os instrumentos de testagem utilizados. Como critério de análise foram observados os perfis das pesquisas (tipo, ano, local, instituição de vínculo, programa de pós-graduação, autoria, base de dados) e os seus conteúdos (foco, objetivo, público-alvo, instrumento de avaliação da leitura, habilidades medidas, resultados). A análise indicou que as pesquisas experimentais, voltadas principalmente para estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, foram as mais frequentes, tendo como processos cognitivos investigados pela maioria a decodificação e suas habilidades relacionadas (reconhecimento de palavras, acesso lexical e fluência). Os resultados mostraram ainda que, de forma geral, os métodos de pesquisa são relatados com poucos detalhes, o que limita a identificação das justificativas para balizar as decisões de elaboração ou escolha dos instrumentos empregados. Além disso, entende-se que a falta de rigor ou clareza desses aspectos também dificulta ao leitor a compreensão de como a pesquisa foi desenvolvida e do quão confiável ela é.

Keywords : Revisão sistemática; Leitura; Pesquisa em leitura; Avaliação de leitura; Testes de leitura; Instrumentos de avaliação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )