SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul RicoeurTeorías subjetivas de profesores universitarios sobre el rol docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MUNIMOS, Silvia Szterling. O aluno que desconcerta: autistas no ensino regular. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257162.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257162.

Este é um estudo de caso sobre inclusão escolar de alunos do Transtorno do Espectro do Autista (TEA) no âmbito de uma escola pública de educação básica vinculada à faculdade de educação de uma universidade pública. Pretende apresentar momentos paradigmáticos de dois processos de inclusão que contrastam com um cenário geral no qual esses alunos são via de regra, relegados ao ostracismo, isto é, são excluídos do interior da própria escola. A pesquisa teve início em 2019 e estendeu-se até 2021, em meio a observações contextualizadas desses estudantes, análise de suas produções em sala de aula e respectivos planos de ensino individualizados, acompanhamento das reuniões pedagógicas de discussão dos casos e depoimentos de educadores. Os dados foram analisados à luz de conceitos-chave nascidos no encontro dos campos da psicologia e da psicanálise com a educação, notadamente os de “sujeito do conhecimento” e “sujeito do inconsciente”. Seus resultados apontam para a necessidade de considerar a inclusão de estudantes do TEA no ensino regular - simultaneamente em termos de aprendizagem escolar e enlaçamento social - atribuindo, por exemplo, significação social a suas idiossincrasias. Em outras palavras, pretende considerar a verdade do desejo desses sujeitos bastante comprometidos em sua estruturação psíquica e, simultaneamente, sua maneira própria de pensar e apreender a realidade objetiva. Afinal, em se tratando de inclusão na escola, é imprescindível levar em consideração as práticas de ensino e aprendizagem que são sua própria razão de ser. O estudo conclui pelo necessário investimento do coletivo dos educadores na factibilidade da inclusão desses alunos e, por se tratar de processos radicalmente singulares, adverte para a impossibilidade de generalizá-los em nível macrossocial. Ou seja, apenas no caso a caso é possível avaliar o sucesso ou fracasso relativos da escolarização de estudantes do TEA na classe comum, o que não impede por outro lado o apontamento de algumas diretrizes gerais.

Palabras clave : Inclusão escolar; Transtorno do espectro autista; Psicologia e educação; Psicanálise e educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )