SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintesAbordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SOUZA, Diego de Oliveira. Orientadores no Instagram: crise acadêmica e uberização da práxis do pesquisador. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e261414.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349261414.

Em meio ao uso cada vez maior da Internet nas várias esferas da vida, constatou-se a existência da oferta de serviços de orientação de pesquisas acadêmicas nas redes sociais. Ao refletir acerca das possíveis contradições e efeitos que essa prática pode trazer à ciência brasileira, este estudo definiu, como objetivo, analisar os perfis de pesquisadores que oferecem orientação acadêmica na rede social Instagram. A pesquisa tem caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizando a análise de conteúdo das mensagens presentes na bio dos perfis da referida rede social e sustentada na teoria social marxista. Constatou-se a maior presença de pesquisadores do gênero feminino, ligados às áreas das ciências humanas e sociais, desempregados, com vínculos empregatícios temporários ou, exclusivamente, empreendedores. As mensagens da bio dos perfis apontam para três núcleos de conteúdo: orientação/ajuda na realização da pesquisa; descomplicação/facilitação/aceleração da pesquisa e execução da pesquisa ou de etapas dela. Este estudo sugere que o fenômeno está imbricado à crise acadêmica hoje experimentada no Brasil, que, por sua vez, está organicamente associada às expressões da crise estrutural do capital, a exemplo do crescente processo de uberização do trabalho, também alcançando a práxis dos pesquisadores.

Palabras clave : Capitalismo; Ciência; Pesquisa; Rede Social; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )