SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Guidance counselors on Instagram: academic crisis and the uberization of researchers’ praxisState of the art research in education: characteristics and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MANOLINO, Carola; GIACOMONE, Belén  and  BELTRAN-PELLICER, Pablo. Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e256699.  Epub Aug 18, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349256699eng.

Esta pesquisa baseia-se na análise de uma tarefa matemática, sobre um problema aritmético-algébrico e sua solução, utilizando ferramentas teóricas de dois quadros de referência principais: a Abordagem Semiótica do Conjunto (SBA) e a Abordagem Onto-Semiótica (OSA). A atividade foi examinada por meio de duas gravações em vídeo originais do grupo composto por cinco alunos do ensino fundamental. Ao apresentar um caso empírico de rede de teorias, o objetivo é começar a dialogar com as duas abordagens, lendo as assimetrias presentes entre suas linguagens, com o objetivo de obter novos insights sobre o problema matemático. Enquanto o SBA, em uma abordagem sistemática, é particularmente apto a focar as relações entre os diferentes recursos semióticos multimodais usados pelos alunos nos curtos prazos da história em sala de aula (um foco cognitivo incorporado), o OSA incorpora um conjunto de ferramentas conceituais para abordam a análise das diferentes facetas que interagem em um processo de educação matemática. Principalmente a SBA descreve a importância do conjunto de signos (como gestos, palavras, signos escritos) para o pensamento matemático e a comunicação e sua multimodalidade, e a OSA favorece a descrição de objetos e processos que emergem das práticas matemáticas. Os resultados desta análise conjunta fornecem uma rica visão do fenômeno observado e ajudam a iniciar um diálogo entre as teorias em Educação Matemática, dentro de uma Semiosfera gerada pela articulação entre SBA e OSA.

Keywords : Problema aritmético-algébrico da escola primária; Rede de teorias; Abordagem OntoSemiótica; Abordagem do Feixe Semiótico; Semiosfera.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )