SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébricoEquidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

JACOMINI, Márcia Aparecida; WELLEN, Hericka Karla Alencar de Medeiros; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna  y  MONCAO, Maria Aparecida Guedes. Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e262052.  Epub 30-Oct-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349262052por.

Neste artigo foi realizado um estudo de revisão sistemática com base na análise de 47 produções resultantes de pesquisas do tipo “estado da arte”, selecionadas de um universo de 113 estudos de revisão produzidos no período de 2000 a 2016. Foram coletados artigos publicados em revistas nacionais da área de educação, registradas na Scielo; livros e a série Estado do conhecimento do INEP. O objetivo do artigo foi analisar as características teóricometodológicas das pesquisas, identificar os desafios a sua realização e indicar tendências, potencialidades e desafios ao metaconhecimento na área de educação. Como resultado, pode-se afirmar que existe um repertório básico comum sobre o desenho metodológico de “estados da arte” compartilhado pelos pesquisadores, mas ainda é necessário avançar no estabelecimento de critérios que são fundamentais ao desenvolvimento destes estudos, que podem ser sistematizados em quatro desafios principais: maior diálogo com a literatura sobre estudos de revisão; constituição de redes de pesquisadores; avançar na leitura completa dos trabalhos ou ler partes que possam trazer informações relevantes sobre as características da pesquisa, tais como, introdução, metodologia e conclusões; aprimorar e aumentar o número de pesquisas que mapeiem, avaliem e produzam sínteses para orientar os pesquisadores em seu compromisso com a ciência e as demandas sociais.

Palabras clave : Pesquisa educacional; Estado da arte; Estado do conhecimento; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )