SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de FortalezaCom quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

BARBOSA, Ericka Fernandes Vieira  y  VERSUTI, Andrea Cristina. Máquina de rostidades na educação básica: cartografando a literatura crítica. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e267073.  Epub 22-Nov-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349267073por.

Esta cartografia revisou a literatura acadêmica que se amparou no conceito de máquina de rostidades com o objetivo de desvelar como produtores de artigos científicos adotaram essa referência para analisar a dinâmica da educação básica no Brasil, que acontece no macroespaço de regulamentos e outros códigos de controle ou no microespaço político da escola. Esse conceito orienta a reflexão sobre a construção coletiva de significâncias e subjetividades na sociedade, porque, segundo seus teóricos, convicções e desejos comuns são estratégias abstratas da indústria capitalista para a padronização humana e para sua correlata, a exclusão, enquanto o consenso lhes atribui validade. Após busca digital da literatura na base de dados Google Acadêmico, encontramos 16 artigos, publicados em periódicos científicos de língua portuguesa, que estudaram o processo de homogeneização operando no território da educação nacional, mas, sobretudo, detectamos, nesses textos, movimentos políticos que levam à educação menor defendida por Silvio Gallo, possível quando ações coletivas desenvolvidas na escola têm força para ir contra projetos de rostoscópias e para fabular outros códigos de aprendizagem à medida que resistem à prescrição impessoal e às tentativas de castração do direito de pensar, de agir e de ser diferente.

Palabras clave : Filosofia da diferença; Máquina de rostidades; Cartografia; Educação básica; Educação menor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )