SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Machine of facialities in basic education: mapping critical literatureBachelor’s degree in Basic Education in Portugal: a comparative analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SANTOS, José Douglas Alves dos  and  FANTIN, Monica. Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e262397.  Epub Nov 27, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349262397por.

Este artigo apresenta um recorte descritivo dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2021, cuja ênfase envolveu problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes no contexto acadêmico, mais particularmente no curso de pedagogia. Ao salientar a pluralidade representacional das crianças por meio dos filmes, a partir de uma revisão filmográfica, ou do estado da arte fílmica, e com base nos relatos dos professores participantes do estudo, o objetivo deste texto é refletir sobre a quantidade significativa de curtas, médias e longas-metragens que representam as crianças em suas distintas narrativas. Em relação aos métodos utilizados, privilegiamos no trabalho uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial, com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Evidenciamos um total de duzentas e quatro (204) obras cinematográficas entre as publicações analisadas – os dados referem-se a teses, dissertações e artigos científicos –, resultante de buscas no banco de teses e dissertações de bibliotecas digitais e em plataformas de periódicos. Entre os filmes descritos pelos docentes, contabilizamos trinta (30) produções. Consideramos, diante dessa quantidade de obras, que os filmes fazem parte do processo formativo dos estudantes e permitem outras leituras sobre as crianças e infâncias no contexto contemporâneo, o que revela sua relevância como fonte e referência no processo formativo.

Keywords : Cinema e educação; Crianças e infâncias; Formação docente; Revisão filmográfica; Representações cinematográficas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )