SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Quality of education and performance of public schools in Minas Gerais at the Mathematical OlympiadSo close and so different: analysis of educational financing in four municipalities in the interior of the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PINHEIRO, Daniel Calbino  and  SILVA, Fabio de Barros. Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e263117.  Epub Jan 02, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450263117.

O elevado volume de notícias falsas, na última década, tem mobilizado ações no intuito de promover suas correções. Na educação, emergem instrumentos que visam a capacitar os estudantes para reconhecer informações enviesadas. Apesar da sua importância, nem sempre essas tentativas são suficientes, e em alguns casos podem ter efeito contrário, aumentando a convicção na desinformação. Neste contexto, a partir da teoria dos afetos de Baruch Espinosa (1632-1677), o objetivo geral deste ensaio consiste em trazer indícios que ajudem a compreender as crenças nas fake news e, consequentemente, em pensar uma educação que permita maior efetividade nas suas correções. Em termos metodológicos, propõe-se, no aprofundamento da investigação bibliográfica, resgatar as reflexões filosóficas, em especial, na obra “Ética – Demonstrada em ordem Geométrica”. Os achados apontam que a inovação ontológica no projeto espinosano consiste em indicar que os homens usam pouco a razão na constituição ética da sociedade, uma vez que são movidos por afetos que interferem nas formas como se valora o bem e o mal. Isso abre espaço para uma analogia com a dinâmica das fake news, uma vez que, nem sempre, a falta de escolaridade é o fator mais relevante para se acreditar em notícias falsas. Em contraponto, o pensamento do filósofo pode ser útil para se pensar em formas educacionais de correções das fake news, a partir da concatenação e ordenação dos afetos, em situações que atravessam as leituras de notícias falsas.

Keywords : Notícias falsas; Espinosa; Desinformação; Afetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )