SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de MatemáticaTão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PINHEIRO, Daniel Calbino  e  SILVA, Fabio de Barros. Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e263117.  Epub 02-Jan-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450263117.

O elevado volume de notícias falsas, na última década, tem mobilizado ações no intuito de promover suas correções. Na educação, emergem instrumentos que visam a capacitar os estudantes para reconhecer informações enviesadas. Apesar da sua importância, nem sempre essas tentativas são suficientes, e em alguns casos podem ter efeito contrário, aumentando a convicção na desinformação. Neste contexto, a partir da teoria dos afetos de Baruch Espinosa (1632-1677), o objetivo geral deste ensaio consiste em trazer indícios que ajudem a compreender as crenças nas fake news e, consequentemente, em pensar uma educação que permita maior efetividade nas suas correções. Em termos metodológicos, propõe-se, no aprofundamento da investigação bibliográfica, resgatar as reflexões filosóficas, em especial, na obra “Ética – Demonstrada em ordem Geométrica”. Os achados apontam que a inovação ontológica no projeto espinosano consiste em indicar que os homens usam pouco a razão na constituição ética da sociedade, uma vez que são movidos por afetos que interferem nas formas como se valora o bem e o mal. Isso abre espaço para uma analogia com a dinâmica das fake news, uma vez que, nem sempre, a falta de escolaridade é o fator mais relevante para se acreditar em notícias falsas. Em contraponto, o pensamento do filósofo pode ser útil para se pensar em formas educacionais de correções das fake news, a partir da concatenação e ordenação dos afetos, em situações que atravessam as leituras de notícias falsas.

Palavras-chave : Notícias falsas; Espinosa; Desinformação; Afetos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )