SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch EspinosaConstrucción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

FREITAS, Bárbara Fernanda de  y  PINTO, José Marcelino de Rezende. Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e261171.  Epub 24-Ene-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450261171.

O artigo analisa as condições de oferta e financiamento da educação em quatro municípios localizados na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), interior do Estado de São Paulo, selecionados com base em critérios que buscam abranger a diversidade da região. Dessa forma, os municípios contam com diferentes portes populacionais e socioeconômicos, além de distintas capacidades de geração de receita e padrões de oferta educacional. Foram analisados indicadores como a divisão de responsabilidades no atendimento, o gasto por aluno, a taxa de atendimento, a razão de alunos por turma e a remuneração docente média, considerando o período de vigência inicial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 e 2020. Os resultados apontam, sobretudo, para as desigualdades no contexto da RMRP, ao passo que evidenciam a complexidade associada às políticas de financiamento da educação e à articulação entre o gasto/aluno e as variáveis analisadas. De todo modo, constatou-se uma relação entre o maior gasto por aluno associado à maior remuneração, menor razão alunos/turma e menor participação no atendimento. O estudo permitiu, ainda, ampliar a análise e discutir as nuances que envolvem o Novo Fundeb, em especial no que se refere à complementação Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT), indicando potencialidades e fragilidades. Destacou-se, como fragilidade, a manutenção de um problema estrutural, que desconsidera os efeitos da ausência de economia de escala em municípios pequenos.

Palabras clave : Financiamento da educação; Fundeb; Gasto por aluno; Desigualdades educacionais; Complementação; VAAT.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )