SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicosPor uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MIRANDA, Helena; ABELHA, Marta  e  SEABRA, Filipa. Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e265037.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450265037.

As práticas colaborativas docentes têm sido objeto de crescente atenção, particularmente quanto ao impacto na melhoria do desempenho profissional e da qualidade do ensino. O reordenamento da rede escolar, em Portugal, ocorrido há duas décadas, congregou os docentes dos primeiros níveis de educação (anteriormente lecionando estabelecimentos dispersos) em centros escolares. O presente artigo apresenta dados de um estudo de caso realizado em centros escolares portugueses, equacionando se essa agregação estaria a propiciar a observação de práticas entre docentes, o incremento de atitudes de diálogo e de colaboração, e quais as suas repercussões no desenvolvimento profissional docente. Foram realizadas quatro entrevistas em focus group englobando, na totalidade, vinte e oito docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico 5, complementadas por sete entrevistas individuais. Como resultados principais, evidenciou-se o ônus da tradição de individualismo e confirmaram-se as mais-valias do reordenamento escolar. Com efeito, a agregação conduziu a reconfigurações nas interações, nas metodologias de trabalho e nas práticas curriculares dos docentes envolvidos. As conclusões apontam para a viabilidade do papel do centro escolar enquanto recurso formativo privilegiado de fácil acesso, relevando na melhoria do desempenho profissional. Foi reconhecida uma contribuição mais importante ao convívio e ao trabalho entre pares, em detrimento de formações institucionalizadas.

Palavras-chave : Centros escolares; Desenvolvimento profissional docente; Colaboração docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )