SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Social-emotional curricula and leadership: from collective mobilization to self-motivationEducation for the sustainability of teaching practice in degree courses on Biology in the state of Pará within the Aamazon area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

RODRIGUES, Marta de Oliveira; SILVA, Sofia Marques da  and  LOUREIRO, Armando. Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e269265.  Epub Jan 30, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450269265.

Este estudo apresenta um mapeamento e análise de literatura no campo da educação sobre como o tema das práticas socioeducativas inclusivas associadas a medidas para a promoção do sucesso escolar e da inclusão social tem sido abordado 4 . O procedimento metodológico adotado foi o mapeamento sistemático da literatura, na linha de Kitchenham e Charters e de Petersen et al., fazendo pesquisa na Web of Science, Scopus e B-on. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um corpus de 47 publicações a partir do qual foram evidenciadas as principais tendências de distribuição temporal e geográfica, os temas organizadores, a metodologia e o tipo de participantes. A análise de conteúdo e a interpretação deram conta de entendimentos teóricos sobre práticas socioeducativas inclusivas, apontando os resultados para uma falta de uniformização na sua designação, bem como sobre o que constitui práticas socioeducativas inclusivas. Foram ainda identificados fatores inibidores e facilitadores nos processos de desenho, implementação e desenvolvimento daquelas práticas. Finalmente, propõe-se nas conclusões uma abordagem ao conceito indicando que as práticas socioeducativas inclusivas potenciam a mitigação ou superação de barreiras à aprendizagem e à participação com o intuito de promover o sucesso escolar e a inclusão social de forma a corresponder às necessidades e diversidade de todos os estudantes, envolvendo um planeamento e ensino cooperativo de aulas.

Keywords : Práticas socioeducativas inclusivas; Sucesso escolar; Inclusão social em educação; Revisão de literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )