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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

RODRIGUES, Marta de Oliveira; SILVA, Sofia Marques da  e  LOUREIRO, Armando. Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e269265.  Epub 30-Jan-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450269265.

Este estudo apresenta um mapeamento e análise de literatura no campo da educação sobre como o tema das práticas socioeducativas inclusivas associadas a medidas para a promoção do sucesso escolar e da inclusão social tem sido abordado 4 . O procedimento metodológico adotado foi o mapeamento sistemático da literatura, na linha de Kitchenham e Charters e de Petersen et al., fazendo pesquisa na Web of Science, Scopus e B-on. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um corpus de 47 publicações a partir do qual foram evidenciadas as principais tendências de distribuição temporal e geográfica, os temas organizadores, a metodologia e o tipo de participantes. A análise de conteúdo e a interpretação deram conta de entendimentos teóricos sobre práticas socioeducativas inclusivas, apontando os resultados para uma falta de uniformização na sua designação, bem como sobre o que constitui práticas socioeducativas inclusivas. Foram ainda identificados fatores inibidores e facilitadores nos processos de desenho, implementação e desenvolvimento daquelas práticas. Finalmente, propõe-se nas conclusões uma abordagem ao conceito indicando que as práticas socioeducativas inclusivas potenciam a mitigação ou superação de barreiras à aprendizagem e à participação com o intuito de promover o sucesso escolar e a inclusão social de forma a corresponder às necessidades e diversidade de todos os estudantes, envolvendo um planeamento e ensino cooperativo de aulas.

Palavras-chave : Práticas socioeducativas inclusivas; Sucesso escolar; Inclusão social em educação; Revisão de literatura.

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