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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SILVA, Natanael Charles da  y  ARAUJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e270602.  Epub 31-Dic-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450270602por.

O presente estudo objetivou verificar as abordagens e perspectivas teóricas e/ou metodológicas que docentes dos cursos de licenciatura em biologia, da região amazônica paraense, consideram sobre a Educação para a Sustentabilidade na formação dos discentes. A pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, envolveu docentes de Instituições de Ensino Superior da rede pública, as quais ofertam o curso de licenciatura em biologia há pelo menos cinco anos. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário composto por 28 questões de caráter específico, distribuídas em sete categorias contextualizadas com os princípios da Educação para a Sustentabilidade, e seis questões de caráter geral, estas relacionadas com a formação dos participantes. Os resultados foram analisados com o uso do software Iramuteq e expressos por meio de árvores de similitude e análise de especificidade. Foi possível verificar que os professores dão maior ênfase, em suas práticas docentes, aos princípios: “direito à vida, direito à igualdade e direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou valores mais expressivos de discordância. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Percebeu-se a necessidade de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, no que diz respeito à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental.

Palabras clave : Ensino de biologia; Educação e sustentabilidade; Formação de professores; Prática docente.

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