SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Education for the sustainability of teaching practice in degree courses on Biology in the state of Pará within the Aamazon areaThe representations of the obligatory nature of secondary school uniforms in the Maranhão press (1894-1904) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Luciano Edison da  and  DEITOS, Roberto Antonio. Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e250192.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450x250192.

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre os postos de trabalho que têm sido gerados por uma economia em processo de desindustrialização e reprimarização, concomitante a fortes influxos na educação científica e tecnológica. O objetivo foi avaliar o impacto da estrutura econômica brasileira sobre as políticas públicas educacionais para formação da força de trabalho necessária a esse mercado, principalmente dos egressos do ensino médio e profissionalizante. Por ser um período onde a inserção no mundo do trabalho torna-se equivalente à educação, a última etapa da educação básica tem um importante papel principalmente para aqueles que vivem do trabalho. Entretanto, entre expectativa e realidade, as ocupações têm sido para baixa e média complexidade, mesmo diante da escolaridade juvenil em ascensão. Com baixa intensidade tecnológica de sua estrutura produtiva, a educação para os jovens tende a se orientar para fornecer os recursos humanos para essa economia. Este estudo se baseia em dados disponíveis nos Ministérios do Trabalho, Educação e Economia, no IBGE, no IPEA e na OIT, ancorado em arcabouço teórico relacionado aos temas educação e trabalho. Como resultado, é possível inferir uma (re)tomada econômica de baixa atividade tecnológica em curso, e uma correspondente pressão sobre a educação técnico-científica para a formação de trabalhadores destinados a esse mercado em ascensão.

Keywords : Educação; Trabalho; Economia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )