SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino FundamentalTerceirização dos serviços de educação especial pela Seduc/SP: parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PILATTI, Luiz Alberto; CANTORANI, José Roberto Herrera  e  CECHIN, Marizete Righi. Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e271664.  Epub 12-Jul-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450271664.

O presente estudo objetivou comparar a consolidação acadêmica do corpo docente dos programas de pós-graduação, com conceitos 6 e 7, nas áreas de Educação e de Ensino. Para o estudo foi considerada a produção intelectual coletada no quadriênio 2017-2020. O estudo é comparativo e caracterizado como exploratório, qualitativo e documental. A população do estudo foi composta pelos docentes permanentes dos programas das referidas áreas e que figuram com os referidos conceitos. O corpo de pesquisa foi constituído por documentos extraídos da Plataforma Lattes, da base indexadora Scopus e do buscador Google Scholar. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. A área da Educação superou a do Ensino nas variáveis bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) (22,58%±0,12 vs. 19,90%±0,10) e nos índices h2 da base indexadora Scopus (4±1,00 vs. 3,89±1,59) e do buscador Google Scholar (13,07±3,47 vs. 10,22±2,35). A área Ensino predominou nas variáveis número de artigos publicados em periódicos indexados (9,55±6,35 vs. 6,10±3,16) e índice h na base indexadora Scopus (2,65±1,58 vs. 1,62±0,83), índice i10 (18,43±5,35 vs. 16,31±6,34) e h (12,34±2,03 vs. 11,41±2,69) no buscador Google Scholar. Conclui-se que apenas o corpo docente de um programa de pós-graduação da área Ensino apresenta consolidação acadêmica compatível com um alto padrão de excelência em nível internacional.

Palavras-chave : Internacionalização; Produção acadêmica; Programas de pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )