SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Politicas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania?Feminismo revisitado: práticas e representações políticas de educadoras paraibanas em 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha. A violência nas escolas como reflexo dos antecedentes históricos e culturais brasileiros. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.27-38. ISSN 1519-3993.

A violência nas escolas, embora não seja um fato novo, em razão do seu recrudescimento tem sido alvo da preocupação de todos os que se encontram envolvidos, ou são atingidos pelo problema, especialmente nas escolas públicas. Trata-se de um problema que não pode ser analisado de maneira deslocada da sociedade em que está inserida a escola, mas deve ser visto como um caso específico, que possui suas particularidades. Este artigo busca trazer à tona essa questão relacionando-a diretamente com a herança cultural e política brasileira por meio de um apanhado histórico do desenvolvimento do sistema educacional. Procura assim, compreender de que forma a negação de acesso à cidadania pode fazer com que a falta de vínculos do individuo com a sociedade e a escola o impeçam de se perceber enquanto cidadão.

Palavras-chave : Violência nas Escolas; Cultura Brasileira; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )