SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A violência nas escolas como reflexo dos antecedentes históricos e culturais brasileirosA concepção educacional de Célestin Freinet- trabalhando com história das idéias pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MACHADO, Charliton José dos Santos  e  NUNES, Maria Lúcia da Silva. Feminismo revisitado: práticas e representações políticas de educadoras paraibanas em 1930. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.39-52. ISSN 1519-3993.

Este artigo analisa as práticas e representações políticas de educadoras paraibanas no decorrer do ano de 1930. Teórica e metodologicamente, ampara-se na nova história cultural e no conceito de gênero a fim de desvelar, historicamente, registros, relatos e documentos relativos a uma parcela da atuação política, docente e literária de educadoras, comumente obliteradas na historiografia daquele período. As fontes utilizadas são matérias jornalísticas difundidas pelo Jornal A União, órgão da imprensa oficial do Estado da Paraíba. O estudo dos documentos sinaliza que as práticas políticas das referidas educadoras promoveram, de forma tática, mudanças nos padrões e no imaginário feminino da República Velha e seu engajamento nos acontecimentos da época propiciou a visibilização de uma crescente participação feminina na esfera pública pós-1930.

Palavras-chave : Educadoras; Práticas Políticas; Relações de Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )