SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Propostas pedagógicas de Fernando de Azevedo sobre o processo educacionalPós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

CHALUH, Laura Noemi. A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.73-84. ISSN 1519-3993.

Procuro neste trabalho explicitar a política pública de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001-2004), que apostou na construção coletiva do trabalho nas escolas, concebendo a escola como o centro do processo pedagógico. A partir de 2004, as escolas dessa rede de ensino tiveram a possibilidade de optar pela constituição de um Grupo de Trabalho dentro de suas unidades escolares. A constituição desse Grupo tinha como objetivos reduzir o número de retenções dos alunos e ampliar o horário de trabalho dos professores dentro da escola, para favorecer a reflexão conjunta sobre a especificidade da alfabetização. Participei de um Grupo de Trabalho em uma das escolas dessa rede de ensino no período 2004-2005. Neste trabalho resgato, a partir de fontes primárias, os princípios sustentados por essa Secretaria, assim como suas ações para compreender algumas das mudanças efetivadas por esse Grupo na escola referida.

Palavras-chave : Política Pública; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )