SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A inversão das setas: história de políticas e práticas educativasPerspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

NEUENFELDT, Manuelli Cerolini  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.85-96. ISSN 1519-3993.

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.

Palabras clave : História da Pós-Graduação; Pós-Graduação em Educação; Educação Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )