SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve históricoContribuições dos acervos virtuais para a história da educação: localização e seleção do corpus documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MIMESSE, Eliane. Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.97-106. ISSN 1519-3993.

Este artigo objetiva apresentar as contribuições teóricas, a partir das novas abordagens historiográficas, dos conteúdos da disciplina História da Educação. Essa é uma disciplina recorrentemente questionada em suas finalidades pelos alunos, por apresentar um caráter eminentemente teórico. Pode ser trabalhada a partir de metodologias variadas: a opção, neste caso, foi o uso de exemplos vinculados ao cotidiano e à história local. O campo da História da Educação configura-se e apresenta-se com extrema riqueza a cada nova pesquisa divulgada, portanto é necessário o incentivo às práticas pedagógicas embasadas na retomada da documentação e outras fontes referentes à história da educação, sem necessariamente fazer-se uso de um único manual. Para o desenvolvimento dessas reflexões serão utilizados exemplos práticos, aplicados no decorrer dos últimos anos em aulas ministradas no curso de licenciatura em Pedagogia, em diferentes instituições de ensino superior. Tem-se, ainda, como ação diferencial na aplicação e posterior análise dos conteúdos o resgate da história da educação brasileira a partir do regional e local.

Palavras-chave : História da Educação; Prática de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )