SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Avaliação da aprendizagem escolar e a educação física: processos regulatórios e possibilidades emancipatóriasA docência universitária e o dilema da formação pedagógica para a produção de uma avaliação da aprendizagem conseqüente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SANTOS, João Ricardo Viola dos; BURIASCO, Regina Luzia Corio de  e  CIANI, Andréia Büttner. A avaliação como prática de investigação e análise da produção escrita em matemática. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.35-45. ISSN 1519-3993.

A avaliação como prática de investigação propicia um olhar processual, sistemático e dinâmico sobre a atividade matemática de alunos e professores, e a análise da produção escrita apresentasse como uma estratégia para sua implementação em sala de aula. O objetivo deste artigo é apresentar alguns trabalhos realizados na temática da Avaliação em Educação Matemática, mostrando as potencialidades da análise da produção escrita para: investigar a atividade matemática de alunos e professores; fornecer subsídios para a formação de professores; oportunizar a análise de erros de alunos e o estudo do papel do contexto nas tarefas de avaliação. Apontamos exemplos para o trabalho em sala de aula, bem como investigações a serem realizadas.

Palavras-chave : Avaliação em Educação Matemática; Análise da Produção Escrita; Prática de Investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )