SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticasA avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

COSTA, Patrícia Silveira da. “Eu não consigo pensar”: o que as provas representam para alunos e professores?. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.67-74. ISSN 1519-3993.

Este estudo objetivou conhecer as representações de alunos e professores acerca das provas escolares e compreender as relações de poder que se estabelecem por meio desse instrumento de avaliação. A pesquisa qualitativa envolveu alunos e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS que responderam a dois questionários específicos com perguntas abertas. A leitura das informações que possibilitaram construir as unidades de análise foi subsidiada pelas noções de poder, disciplina e representação cultural, inspiradas na perspectiva pós-estruturalista em educação e em autores como Michel Foucault, Alfredo Veiga-Neto e Tomaz Tadeu da Silva. As análises possibilitaram perceber que, mesmo após quase três décadas de estudos e pesquisas sobre a necessidade de considerar o processo percorrido pelo aluno para construir sua aprendizagem ao ser avaliado, encontramos como representações recorrentes: a ênfase no resultado final quantificado por meio da nota; conhecimentos são válidos prioritariamente para serem mostrados nas provas e o aluno ser aprovado; provas como meio de controlar as condutas dos alunos.

Palavras-chave : Provas Escolares; Disciplinamento; Representação Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )