SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25“Eu não consigo pensar”: o que as provas representam para alunos e professores?A avaliação institucional no ensino superior privado na percepção de professores e coordenadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. A avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.75-86. ISSN 1519-3993.

O intuito deste estudo é discutir a avaliação realizada no Projeto Correção de Fluxo desenvolvido no estado do Paraná. Busca-se analisar as vantagens e limites sob a ótica dos egressos e dos docentes que participaram do programa. Salienta-se que é imprescindível discutir essa temática, de vez que, nos projetos dessa natureza, ciclos, progressão continuada, classes de aceleração a avaliação assumem centralidade quando o foco em pauta deveria ser a qualidade da educação. Alerta-se que é imperativo proporcionar aos docentes subsídio teórico sobre avaliação, pois apenas retirar a avaliação formal para evitar a retenção/exclusão não garante a aprendizagem/ inclusão dos estudantes.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino/Aprendizagem; Classes de Aceleração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )