SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Provão e Enade em debate no JC e-mail: 2002 a 2006Avaliação educacional de larga escala: o relato de uma experiência pioneira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

GARCIA, Ana Lúcia  e  BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.125-132. ISSN 1519-3993.

Para melhor analisar o sistema nacional de avaliação do ensino via exames padronizados e aplicados em larga escala, é importante compreender a lógica, premissas ou concepções que se tem de Estado. Desse modo, o presente artigo trata, a princípio, da constituição desse Estado Avaliador, propositor de políticas públicas de cunho neoliberal; em seguida, parte-se para uma breve análise de como a educação tem sofrido com as conseqüências da política de cunho neoliberal e como a avaliação externa caminha ao encontro desse Estado. Por fim, destaca-se como o estudo do local - a escola - é importante para que os seus agentes possam compreender os processos avaliativos, apropriarem-se dos resultados e imprimir-lhes novos significados e, conseqüentemente, novas ações.

Palavras-chave : Estado; Avaliação Externa; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )