SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüênciasAvaliação do ensino superior no contexto da pós- graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Avaliação educacional de larga escala: o relato de uma experiência pioneira. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.133-140. ISSN 1519-3993.

Entre as políticas educacionais operacionalizadas em um município do interior sul-rio-grandense, destacaram-se as ações de avaliação educacional externa executadas nos anos 1990, cujos resultados influenciaram em grande medida a rede municipal de ensino em tela. Partindo de uma pesquisa documental (jornais, atas de reuniões e relatórios), o texto situa a década de 1990, apontando os tempos de mudança na educação, assinalados pela reforma educativa levada à cabo por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e do Plano Nacional de Educação (2001). A década foi marcada também pela crescente prática de avaliações externas em redes e sistemas de ensino, presente no município examinado que, na administração 1993/1996 enfatizou o controle externo por meio da aplicação de avaliações educacionais de larga escala, causa e efeito da preocupação crescente com a aferição da qualidade do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta que a avaliação externa foi pioneira na rede de ensino e tal pioneirismo aproximou de forma prática a política educacional do contexto de sala de aula, tornando-a mensurável, perceptível.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Educação Municipal; Avaliação de Larga Escala.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )