SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Avaliar: um diálogo da afetividade com a rede de relações desenvolvidas no cotidiano escolar. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.173-182. ISSN 1519-3993.

Considerando a avaliação como um instrumento imprescindível ao processo de ensino e de aprendizagem, fomos buscar um diálogo com a afetividade na ânsia não somente de mostrar sua importância para uma avaliação de qualidade, bem como de mostrar que a avaliação permite um retorno à busca de uma prática crítica e reflexiva, tendo em vista o progresso do educando e a construção significativa do conhecimento. Examinando a avaliação em seu aspecto afetivo, podemos presumir que é um caminho para o entendimento, para o diálogo profícuo, para desvendar as reais necessidades a uma aprendizagem crítica e reflexiva, e para o educador assumir compromisso com o ensino e com a aprendizagem.

Keywords : Afetividade; Aprendizagem; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )