SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A educação do oficialato castrense no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves no regulamento de 1816 do Real Colégio Militar da LuzGlobalización y enseñanza de lenguas: hacia una clase rizomática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ARENA, Adriana Pastorello Buim. Leitor-autor: o sujeito construtor de sentido. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.19-28. ISSN 1519-3993.

Diversas formas de ler e escrever foram geradas pelo homem no decorrer da história e continuam em constante processo de transformação, porque os homens criam instrumentos e realizam representações que são mediadoras de significados em cada época e cultura. O homem criou um novo suporte de texto, o hipertexto, que provocou mudanças no meio social. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir como a tecnologia pode transformar o modo de operar e de pensar do leitor do século XXI, diluindo fronteiras rígidas entre autor e leitor que tradicionalmente são entendidos como opostos.

Palavras-chave : Hipertexto; Linguagem; Sujeito Leitor-Autor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )