SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O currículo nos atravessamentos pós-modernosRumos do moinho conservação de recursos naturais e qualidade de vida: uma experiência em educação ambiental não formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A relação teoria e prática no campo do estágio. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.53-62. ISSN 1519-3993.

O presente estudo pretende analisar a relação teoria e prática no campo do estágio sob diferentes perspectivas. A primeira parte trata do embate teórico sobre o campo do estágio, destacando a inadequação de como ele é tratado na formação inicial e apontando para a necessidade de que se articule como prática de reflexão. A segunda discute a problemática política, apresentando as formas de regulações do estágio (as disposições legais que estruturam o seu campo) e as implicações desta política curricular na cultura do estágio interiorizada, para pensá-lo no âmbito epistemológico e metodológico. Considerando-se alguns limites e possibilidades para ressignificar a relação teoria e prática, compreende-se que ela só se concretiza se fizermos do estágio um projeto de formação de professores que possibilite ampliar a problematização do trabalho docente, das práticas profissionais e a transformação pessoal/profissional dos estagiários.

Palabras clave : Estágio; Limites e Possibilidades; Relação Teoria e Prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )