SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A relação teoria e prática no campo do estágioConcepções e práticas de educação ambiental na escola pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas et al. Rumos do moinho conservação de recursos naturais e qualidade de vida: uma experiência em educação ambiental não formal. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.63-76. ISSN 1519-3993.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre de que forma projetos de educação não formal, como a Educação Ambiental, que visam melhorar a qualidade de vida de comunidades locais, podem contribuir para o envolvimento destas na conservação de Áreas de Proteção Ambiental. Procura-se, desta maneira, refletir sobre uma experiência de educação ambiental, através do Programa de Intervenção Socioambiental - Agentes Locais de Sustentabilidade - realizado durante o ano de 2007, no Bairro Rural do Moinho, no município de Nazaré Paulista, Áreas de Proteção Ambiental, do Sistema Cantareira, São Paulo. Essa experiência está vinculada às pesquisas que estão sendo desenvolvidas na região e que contam com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (processos n. 03/08432-5; 06/55919-5 06/61505-9 e 06/60366-5). O propósito deste programa foi estimular a participação da comunidade na busca por autonomia na geração de renda, na conquista de uma melhor qualidade de vida e em uma sustentabilidade sócio- ambiental e cultural. A área considerada, para a realização do projeto, foi o Bairro do Moinho, e o público-alvo foi sua comunidade residente, com aproximadamente quinhentos habitantes. No entanto, estima-se que os beneficiários diretos foram cinquenta pessoas e indiretos, a população total, já que se buscou através deste projeto estimular a organização e participação como forma de mudança social para toda a localidade.

Palabras clave : APA do Sistema Cantareira; Educação Ambiental; Identidade; Qualidade de Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )