SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Concepções e práticas de educação ambiental na escola públicaInclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino fundamental: a formação docente em ciências biológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SILVA, Maria José da  e  DARSIE, Marta Maria Pontin. Encontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato Grosso. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.89-100. ISSN 1519-3993.

Este texto é parte de uma pesquisa que tem como foco a análise e compreensão de concepções de avaliação e de conhecimento matemático de professores do Ensino Fundamental, em que buscamos compreender as concepções expressas nos relatórios avaliativos e como se dá a elaboração dos mesmos. A pesquisa foi realizada em cinco escolas estaduais do município de Cáceres, Mato Grosso, envolvendo professores de Matemática do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com análise interpretativa dos dados. Das escolas investigadas, encontramos duas que optaram por fazer o registro avaliativo em fichas. É este recorte da pesquisa que trazemos para discussão: a análise das fichas avaliativas e as justificativas dadas pelas professoras para sua adoção. Entre estas estão: a falta de preparo específico e de atualização para exercer a difícil tarefa de avaliar; salas de aulas com muitos alunos, entre outros aspectos.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino Fundamental; Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )