SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ILHA, Franciele Roos da Silva  e  KRUG, Hugo Norberto. Os percursos de trans-formações de professores de educação física escolar: as fases de suas carreiras profissionais. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.21-32. ISSN 1519-3993.

Objetivou-se analisar as percepções de professores de educação física escolar sobre as fases de trans- formação nos seus percursos profissionais, comparando-as aos ciclos de desenvolvimento profissional de Hüberman. Utilizaram-se como método a abordagem qualitativa de estudo (auto)biográfico e a narrativa oral, que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram quatro professoras de educação física atuantes nas redes de ensino municipal e estadual de Santa Maria (RS), todas com mais de 21 anos de tempo de serviço, estando, portanto, próximas da aposentadoria. Constatamos que as professoras participantes, por possuírem características semelhantes, perceberam suas fases na carreira de forma muito parecida e também coincidente com a literatura especializada sobre os ciclos de vida dos professores.

Palavras-chave : Fases da Carreira Docente; Percurso Profissional; Professores de Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )