SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Os percursos de trans-formações de professores de educação física escolar: as fases de suas carreiras profissionaisOs significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

MIDLEJ, Jussara. Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivas. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.33-42. ISSN 1519-3993.

Este trabalho descreve uma investigação-ação educacional vinculada a um Curso de Licenciatura em Educação Infantil e Séries Iniciais conveniado entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, envolvendo 37 professoras em efetivo exercício docente entre 2005 e 2007. Seus objetivos conectaram-se à averiguação de como um processo investigativo/formativo poderia questionar concepções, ações pedagógicas monossêmicas e mecanicistas que muitos professores têm da vida e do trabalho pedagógico; a investigação de como se realizaria, na escrita narrativa e em situações comunicativas, a reconceitualização de saberes, a revisão de atitudes pessoais e profissionais. De suas bases teórico-epistemológicas emergiram experiências intersubjetivas procedentes dos princípios norteadores das histórias socioprofissionais de cada participante. As produções, como memórias coletivas do passado, consciências críticas do presente e premissas operatórias para o futuro, demonstraram que a processualidade da condição humana - e não a cristalização ou a estabilidade - reconstrói saberes profissionais, corroborando potencialidades de transformação.

Palabras clave : Formação Docente; Investigação- Ação; Memória Autobiográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )