SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivasA publicização e a legitimação da educação não formal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

MACHADO, Carla Danieli; LIMA, Edilaine Dana de  and  FRANCO, Adriana de Fátima. Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.43-52. ISSN 1519-3993.

A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelos educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa três professoras e uma pedagoga que trabalham nas séries iniciais de uma escola pública regular da rede municipal de Curitiba. Foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os educadores não têm efetiva formação para tratar dessas questões e os dados apontam que incluir significa tratar a todos da mesma forma, desconsiderando a diversidade existente. Consideramos que a inclusão, nesses casos, acaba cumprindo apenas o propósito de obtenção de dados estatísticos e não propriamente a finalidade de propiciar um atendimento de qualidade.

Keywords : Inclusão Escolar; Formação de Professores; Necessidades Educativas Especiais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )