SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisProcessos educativos em espaços de privação de liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

GARCIA, Valéria Aroeira. A publicização e a legitimação da educação não formal. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.53-64. ISSN 1519-3993.

A educação não formal como área do conhecimento pedagógico passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos relevantes da área educacional. A prática construída pela educação não formal foi observada e passou a ser considerada como uma possibilidade educacional no momento de debates sobre a crise da educação escolar. Outros jeitos de “fazer” educação foram percebidos como válidos e, a partir de então, ganharam espaço, status e uma nova área educacional, por oposição ao que estava (e está) em crise, é legitimada. Parece ser esse o momento de criação não da ação da educação não formal, mas desta como área conceitual.

Palavras-chave : Educação Não Formal; Educação Fora da Escola; Conceito de Educação Não Formal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )