SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A publicização e a legitimação da educação não formalInclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Processos educativos em espaços de privação de liberdade. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.65-74. ISSN 1519-3993.

O presente texto apresenta reflexões sobre processos educativos em espaços de privação de liberdade, buscando evidenciar que a prisão ancorada no exercício autoritário do poder acaba por negar a possibilidade de reintegração do indivíduo à sociedade. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo a escola de um presídio masculino do estado de São Paulo. Utilizaram-se, como procedimento metodológico, análise documental, conversas informais e entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos dezoito alunos e oito professores. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, permite repensar caminhos para as práticas educativas no interior das unidades prisionais, em especial a escola, pois, embora inserida em um contexto repressivo, desempenha a essência de sua função: mediadora entre saberes, culturas e realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Educação Escolar na Prisão; Processos Educativos na Prisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )