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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

TOLEDO, Valéria Diniz. Inclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escola. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.75-86. ISSN 1519-3993.

Diante da crise de identidade e de valor da instituição escolar, buscou-se verificar a importância da prática artística - num espaço de educação não formal - como mediadora do processo de inclusão social de sujeitos em condições de risco. O Instituto Arte no Dique, situado na periferia da cidade de Santos, que contempla os moradores da favela conhecida como Dique de Vila Gilda, constituiu o campo de pesquisa, com ênfase na prática educativa de adolescentes e crianças integrantes da banda de percussão Querô. Realizou-se estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se a perspectiva dialética. Os sujeitos pesquisados revelam a busca de expressão cultural por meio da arte que praticam, utilizando-a de forma significativa para a construção de sua autonomia, para a promoção de mudanças históricas e conquista dos direitos de cidadãos. Evidencia-se a necessidade de maior abertura da escola para práticas pedagógicas diferenciadas e para os espaços de educação não formal.

Palabras clave : Educação Não Formal; Inclusão Social; Instituto Arte no Dique.

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