SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Inclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escolaA moda e o celibato pedagógico: pressupostos éticos e higienistas na educação da década de 1920 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SILVA, Rodrigo Torquato da. Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.88-96. ISSN 1519-3993.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa de doutorado, em andamento, e discutir uma problemática histórica acerca dos tensionamentos existentes na relação escolas públicas- classes populares. Trago como ponto de partida, para problematização, duas situações vivenciadas em escolas públicas em períodos diferentes. Ambas envolvem trajetórias de vidas e estratégias de sobrevivência. Os conflitos entre as lógicas de aprendizagem que alguns estudantes constroem fora da escola e as tentativas de enquadramentos em modelos de comportamentos institucionais são o ponto central da discussão a que aqui me proponho. Trago para o debate a questão da colonialidade do saber. Busco fundamentação teórica em Quijano e Boaventura Santos, ancorando-me nas noções de eurocentrismo e epistemicídio para tentar compreender os processos de exclusão e estigmatização daqueles estudantes de escolas públicas que constroem lógicas de conhecimentos fora da escola, e que não se enquadram nos modelos, ao contrário, desafiam os modelos. Porém, em função disso, são considerados transgressores e constantemente convidados a se retirarem das escolas, ainda que tal “convite” seja feito de forma sutil e não formalizada.

Palavras-chave : Escola-Favela; Conhecimentos; Transgressão e Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )