SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?O início da escolarização primária no final do século XIX em dois núcleos coloniais italianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MENEZES, Antonio Basilio Novaes Thomaz de. A moda e o celibato pedagógico: pressupostos éticos e higienistas na educação da década de 1920. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.97-108. ISSN 1519-3993.

Este artigo examina os pressupostos éticos e higienistas presentes na educação brasileira da década de 1920, por meio da produção intelectual do educador potiguar Nestor dos Santos Lima. Para tanto, faz uma análise dos pressupostos éticos e higienistas dos saberes da época, tomando por objeto duas publicações do autor: “As Modas e A Educação”, artigo publicado na revista Pedagogium em 1921 e “O Celibato Pedagógico”, tese apresentada por Nestor Lima no I Congresso Nacional de Educação, em 1927. A investigação procura traçar um paralelo entre essas publicações, colocando os pressupostos éticos e higienistas sob a ótica da normalização social que se faz presente no discurso educacional.

Palavras-chave : Educação; Ética; Higienismo; Normalização Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )