SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A moda e o celibato pedagógico: pressupostos éticos e higienistas na educação da década de 1920Os autores clássicos e sua influência na construção do conceito moderno de infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MIMESSE, Eliane  e  MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. O início da escolarização primária no final do século XIX em dois núcleos coloniais italianos. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.109-118. ISSN 1519-3993.

Este artigo aborda a maneira como ocorreu o processo de escolarização primária nas colônias italianas de Alfredo Chaves no Paraná e de São Caetano em São Paulo no final do século XIX e início do século XX; analisa as iniciativas de abertura das primeiras escolas, identifica seus professores, alunos, condições de funcionamento e conflitos, e questiona o interesse desses imigrantes pelo ensino institucionalizado. Embora os dois núcleos coloniais tenham passado pelo crivo de uma política provincial diferenciada, alguns aspectos da colonização, organização e formação econômica, social e cultural apresentaram similaridades. As fontes utilizadas neste estudo compõem-se dos mais variados documentos encontrados nos acervos dos arquivos públicos dos citados Estados. Conclui-se que esse processo representou aspectos que explicam a motivação pelo ensino institucionalizado: a escola foi um elemento fundamental na integração dos imigrantes na sociedade.

Palavras-chave : Escolarização Primária; Imigrantes; Núcleos Coloniais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )