SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Intervenção pedagógica: a contribuição dos estudos de gênero à formação docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

HIGA, Ivanilda  and  OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Desafios na formação docente: a articulação entre ensino e pesquisa. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.09-20. ISSN 1519-3993.

Analisa-se o papel formativo desempenhado pela participação dos alunos das licenciaturas em física e ciências biológicas em projetos que buscam articular ensino e pesquisa. Tomam-se como objeto de análise os relatórios escritos no término da participação em dois projetos durante a graduação. Buscaram-se as contribuições apontadas nos textos e, a partir de algumas noções da Análise do Discurso, em especial a de efeitos de sentidos, interpretaram-se as principais manifestações: valorização da coletividade, novas perspectivas e ruptura.

Keywords : Ensino; Formação de Professores; Pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )