SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Intervenção pedagógica: a contribuição dos estudos de gênero à formação docenteConstructing sovereign selves in special education índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

INOUE, Leila Maria. Modelo cultural de formação docente: a Revista de Educação (1921-1923). Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.33-44. ISSN 1519-3993.

Neste artigo, foi analisada a Revista de Educação publicada pelos professores da antiga Escola Normal de Piracicaba (SP) entre 1921 e 1923, com o objetivo de compreender, por meio da análise do ciclo de vida, da materialidade e do conteúdo do periódico, como os professores estavam sendo formados nesse período. Esta pesquisa foi realizada sob a perspectiva da História Cultural, baseada em Roger Chartier. Esse referencial toma o impresso em sua materialidade de objeto cultural, preocupando-se com as práticas que o produzem e os usos que são feitos dele. Como considerações finais, verifico que a Revista de Educação funciona como estratégia editorial, como suporte material das práticas escolares e como dispositivo de normatização pedagógica, que tinha por objetivo formar o professor primário com a divulgação das ideias educacionais propostas pela Reforma Sampaio Dória, e que as temáticas e o conjunto de saberes abordados pelos artigos formavam um modelo cultural de formação docente.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Formação de Professores; Revista de Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )