SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Modelo cultural de formação docente: a Revista de Educação (1921-1923)Educação física escolar: reflexões e perspectivas em relação à inclusão do aluno com deficiência física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SURBAUGH, Michael. Constructing sovereign selves in special education. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.45-54. ISSN 1519-3993.

A história da educaçäo especial é também história filosófica de concepçöes do ser. Inspirado nos trabalhos genealógicos de Focault, este artigo explora a história filosófica da educação especial como uma força constitutiva na formação dos estudantes de educação especial. O artigo foca a realidade Americana mas a análise das concepçöes de autonomia tem relevância para a Educação Especial no mundo Ocidental. Este trabalho propõe um retorno às raízes construtivistas da educaçäo especial para expandir uma apreciação e valorização das conexões éticas e estéticas que sustentam uma vida plena.

Palavras-chave : Educaçäo Especial; Inclusão; Crítica Autodeterminista.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )