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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ALMEIDA, Juliana Buosi de  e  COFFANI, Márcia da Silva Cristina Rodrigues. Educação física escolar: reflexões e perspectivas em relação à inclusão do aluno com deficiência física. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.55-67. ISSN 1519-3993.

Investigou-se o processo de inclusão, nas aulas de educação física da rede de ensino de Araputanga (MT), dos alunos com deficiência física. A pesquisa de caráter qualitativo-descritiva empregou como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise documental; observação participante; e entrevistas semiestruturadas com os professores de educação física. A criança e o adolescente em condição de deficiência têm direito de brincar, de viver o corpo em movimento como toda e qualquer pessoa. É o atendimento educacional especializado aos “portadores de deficiência física”, preferencialmente na rede regular de ensino, que pode possibilitar, embora não garantir, a participação em aulas de educação física. Promover o repensar de práticas e princípios pedagógicos no campo da educação física adaptada colabora com a formação de professores para atuação na escola e demais espaços sociais e com o processo de ensino e aprendizagem do movimento corporal junto às pessoas com necessidades especiais.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Inclusão; Metodologia de Ensino.

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