SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Educação física escolar: reflexões e perspectivas em relação à inclusão do aluno com deficiência físicaProfessoras em formação: dimensões do estágio supervisionado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

RAMOS, Géssica Priscila. O construtivismo no programa de formação de professores alfabetizadores: significados, estratégias pedagógicas e objetivos políticoeconômicos. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.69-78. ISSN 1519-3993.

A análise proposta neste artigo pretende iniciar uma discussão sobre os significados, as estratégias pedagógicas e os objetivos político-econômicos que embasam a defesa oficial do construtivismo na política educacional brasileira após 1995. Para tanto, foca-se o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, criado pelo Ministério da Educação em 2000, e constata-se que: 1) o construtivismo é veiculado neste programa como um novo e superior modelo educacional, adequado para a sociedade atual; 2) variadas estratégias são utilizadas para convencer o professor cursista a assumir o construtivismo em sua prática pedagógica; 3) a concepção construtivista defendida oficialmente, por sua natureza pedagógica flexível, mostrasse coerente ao princípio da racionalização de verbas públicas presente na Reforma do Estado Brasileiro dos anos 1990 ao possibilitar a minimização de mecanismos custosos como reprovação, evasão e fracasso escolar.

Palabras clave : Construtivismo; PROFA; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )