SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Professoras em formação: dimensões do estágio supervisionadoFormação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. Interdisciplinaridade e formação na contemporaneidade: rupturas e possibilidades. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.91-100. ISSN 1519-3993.

No presente artigo, a interdisciplinaridade é debatida como escopo central das atividades e gestada pelos docentes pela forma de organização do trabalho pedagógico. É apresentada uma forma de organizar o trabalho interdisciplinar, apontando-se os componentes comuns entre diversas disciplinas num curso de graduação. Constata-se a relevância de uma sólida formação para os docentes que lhes permita ler o mundo capitalista e suas contradições a fim de atribuir sentido no exercício de sua profissão, tendo em vista o trabalho coletivo como exigência imperativa da interdisciplinaridade, que impõe ensinar e extrair em todas as atividades o máximo de possibilidades, visando à formação de profissionais éticos e competentes.

Palabras clave : Currículo; Formação; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )